HOME  |  LOJA

Qual a importância dos oceanos para todos nós?

Antes de entrarmos em como o oceano influência nossa vida, precisamos primeiramente, reconhecer que os oceanos também nos pertencem.

Você sabia que o oceano faz parte do mapa do país? O Brasil é dono de todas as riquezas das águas e do subsolo até uma distância de 370 km (200 milhas náuticas) a partir não só do continente, mas também das suas ilhas.

A meta é que o país tenha 20% de área marinha protegida, contra o que temos atualmente, que são apenas 3%.

Fonte: Marinha do Brasil


Além disso, a maior biodiversidade do mundo está no oceano e temos acesso a menos de 20% do que existe no fundo dos oceanos. Uma riqueza enorme de vida, que não conhecemos.


Com isso, conseguimos entender melhor a importância dos oceanos em nossas vidas:

- Mais de 50% do oxigênio que respiramos vem do oceano;

- Muitos produtos de cosméticos possuem ingredientes que vem do oceano;

- A maior parte do PIB do Brasil vem da agropecuária, que correm nas regiões centrais, mas dependem de clima,

- O oceano é quem regula o clima;

Ou seja, o oceano está presente em nossas vidas em todos os momentos. Independente se moramos perto dele ou não.


Sabendo disso, como podemos fazer a nossa parte?

Abaixo colocamos algumas ideias:


1. Evite o consumo de plásticos de uso único, que são sacolas, canudos, copos. Tudo aquilo que você usou poucos minutos e duram centenas de anos no oceano. Pois ao se decompor, estes plásticos viram microplásticos, que se acumula na carne dos peixes e nós estamos ingerindo. O plástico passou a ser parte da cadeira alimentar e não se sabe os impactos que isso vai causar para a vida humana.


2. Não jogue bitucas de cigarro no chão. Cerca de 4,3 bilhões de bitucas de cigarro são jogadas no chão todos os anos e 40% delas acabam nos oceanos. Contendo mais de 100 substâncias prejudiciais, elas contaminam o solo e vias aquáticas.


3. Não pegue conchas, estrelas do mar, pedras e ouriços da praia para levar para casa. As conchas possuem uma substância que as compõe, o carbonato de cálcio (CaCO3), vital para a manutenção de todo o ecossistema marinho e ajuda na retirada do gás carbônico do ar. Além de ser uma atividade proibida.


4. Eduque as crianças sobre a importância em preservar e cuidar dos oceanos. A educação auxilia muito para que a gente evite que o processo continue. Por isso, quando for com uma criança na praia ao invés de pegar conchinhas, peguem o lixo, uma forma de entreter as crianças, informando e cuidando dos oceanos.


Ao mudar nosso comportamento e fazer a nossa parte, estamos protegendo vida, saúde, economia e ajudando a amenizar os problemas da crise climática.


Fonte: Thomas Kelley


E você sabe qual a diferença que você faz ao fazer isto?

Vários impactos passam invariavelmente pelo oceano, lembra lá em cima, o oceano ajuda a regular o clima. Então se a temperatura do oceano aumenta, todo o resto desregula, aumentando a frequência dos eventos extremos: dias muito quentes, chuvas intensas, nevascas... Além das geleiras que estão derretendo, elevando o nível do mar e avançando em cidades. Lembre-se: a maior parte da população do mundo vive no zona costeira, fazendo a sua parte você ajuda que eles evitem de perder casas e suas vidas em erosões. E aqui fica uma reflexão: “O mar invadiu as cidades ou as cidades invadiram o mar?”.


Oceano não é só turismo e diversão. Oceano é VIDA!

Se você também quer um futuro melhor compartilhe esta matéria.


Fontes:

Video Youtube Canal Instituto Água Sustentável IAS com Ronaldo Christofoletti, professor e participante do Comitê Gestor da Década da Ciência Oceânica no Brasil!

Matéria BBC News Brasil - Laís Modelli em 06/01/2022: Coletar conchas, levar cachorro, alimentar peixes: o que não se deve fazer no turismo em praias

Materia Superinteressante Por Tiago Jokura Atualizado em 4 jul 2018, 20h15 - Publicado em 18 abr 2011, 18h24: Até onde vai o território do brasil fora do continente?

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo